Curso de Java
LCG/UFRJ
DCC/IM

Acessos a esta página desde 31/12/2012: Page Visit Counter

Índice


Por que Implementar em Java

A principal vantagem de Java é a possibilidade de se mover facilmente aplicações de um sistema computacional para outro. A habilidade de rodar o mesmo programa em diferentes sistemas operacionais é crucial para aplicações na rede mundial de computadores, e Java se adequa a isso por ser independente de plataforma, tanto a nível do código fonte como a nível de binário. Por sua robustez, facilidade de uso, portabilidade e características de segurança, Java se tornou a linguagem preferida para soluções via Internet (www).

Atualmente, Java Applets estão presentes em um número significativo de páginas web, permitindo que aplicações possam ser acessadas através de qualquer navegador (menos em dispositivos que rodem iOS da Apple). No entanto, este tipo de Applet vem sendo substituído gradativamente por JavaScript (que não é Java), html5 ou mesmo pelo uso de AjaxSwing nos servidores http.


Módulos Disponíveis

Um curso introdutório de programação é difícil. Boa parte dos estudantes fracassam ou têm problemas com o curso porque não entendem o material ou não praticam programação o suficiente. Por isso, a escolha do material didático é fundamental.

O curso está dividido em dezenove módulos, podendo ser estendido, caso haja uma maior disponibilidade de tempo. Os módulos estão disponíveis no formato .ppt (Powerpoint).


Java

Java é uma linguagem de programação desenvolvida originalmente por James Gosling na Sun Microsystems (que foi incorporada à Oracle Corporation) e disponibilizada em 1995 como um componente central da plataforma Java da Sun. A linguagem deriva muito de sua sintaxe do C e C++, mas oferece menos facilidades de baixo-nível do que ambas. Aplicações Java são compiladas tipicamente para bytecode (arquivo class) que pode rodar em qualquer máquina virtual Java (JVM), a despeito da arquitetura do computador. A promessa da Sun era: "Escreva uma vez, rode em qualquer lugar" (WORA).

Inicialmente, a linguagem iria se chamar OAK (carvalho), por causa da árvore em frente ao escritório de Gosling, mas o nome não estava disponível para registro. Então o nome foi trocado por Java, devido à mesa redonda criada para renomear a linguagem, quando café foi servido a todos os membros do time. O nome dos grãos de café era Java. Esta é a razão para o logo de Java ser uma xícara de café.


Links Úteis

  1. Curso do DCC
  2. java.com
  3. Free Online Java Books
  4. Books about Patterns
  5. Java Technology
  6. Javadoc
  7. Bitwise Operators in Java
  8. Big Java Source Code
  9. Introduction to Programming Using Java Source Code
  10. Understanding the Interplay Between Utility Classes and Static Initialization
  11. tutorialspoint
  12. Java Tutorial Hub
  13. Course Smart
  14. Technology Education Blog
  15. Binary Trees

Exemplos

Por tópicos:


Laboratórios

Todos os programas foram escritos em ambiente Fedora 17 com java 1.7.0.

Livros


Instalação

A instalação básica requer apenas o java. Opcionalmente, para auxiliar o desenvolvimento de aplicações, pode-se instalar o WorkSpace multi-linguagem Eclipse.

Para compilar código Java em ambiente linux (Fedora), é necessário ativar o repositório releases/updates, e fazer:

yum install 
       java-1.7.0-openjdk-devel
       java-1.7.0-openjdk-javadoc
       icedtea-web
yum groupinstall "Fedora Eclipse" -y

Hardware para Desenvolvimento

Na prática, não é necessário nenhum hardware específico:


Pré-requisitos para Assistir o Curso


Turmas do Prof. Paulo Roma

Para aqueles matriculados no curso de Introdução a Programação Java (CMT-012) por favor inscrevam-se no curso:
CMT-012.

A sala de aula é a
F2-013/Lep I.

As notas dos trabalhos podem ser obtidas neste local:
CMT012.

A sexta nota (nota 6) é a média final.

/Paulo Roma.